Fotografias novas (5)

17.12.13
Lipstadt não vem no mapa da Alemanha.  Talvez Appelbaum não exista, não tenha chegado a nascer há quarenta anos.  Talvez não estivesse a fazer o pino, com as mãos da parteira à espera da cabeça dele, ao fundo da mãe, no bloco operatório. Ou então, o que sabem os mapas de salas de partos. Appelbaum nasceu no hospital de Lipstadt no dia  25 de Abril de 1974, há registos oficiais. Lipstadt deveria vir no mapa da Alemanha, porque Appelbaum tem nacionalidade alemã e passaporte, um reisepass vermelho da bundesrepublik.
Appelbaum adora fotografias onde a sua cara não está. Na fotografia do seu passaporte não mora mais ninguém além da sua cabeça, cortada pelo pescoço como um troféu de caça. Ficou com os olhos assustados e assimétricos. Ficou com o cabelo espantado, espantado. Em pé. Ficou com as orelhas maiores. Culpou o fotógrafo, uma que vez não tinha levado aquela cara de parvo para dentro do estúdio.
O mapa é grande, despreza os pequenos, Lipstadt teria entrado se tivesse outro tamanho, assim como é, vila pequena e solteira, caiu do desenho. Mas não caiu do mundo. Lipstadt existe e Appelbaum também. Tem fotografias que o provam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis